A série FLUOVIEW FV3000 de microscópios confocais de escaneamento a laser enfrenta alguns dos desafios mais difíceis da ciência moderna. Apresentando a alta sensibilidade e velocidade necessárias para a formação de imagem de células vivas, bem como para a observação de tecidos, o microscópio confocal FV3000 possibilita uma grande variedade de modalidades de formação de imagem, incluindo formação de imagem de macro a micro, microscopia de super-resolução e análise de dados quantitativa.
Multiplexagem de imagem de alta sensibilidade de violeta a NIR
Ao utilizar tecnologia de detecção espectral patenteada, os detectores TruSpectral do microscópio confocal FV3000 combinam alta sensibilidade e flexibilidade espectral para detectar até mesmo os fluoróforos mais fracos.
- A tecnologia TruSpectral alcança até 3 vezes mais transmissão de luz em comparação com a tecnologia de detecção espectral tradicional ao implementar a grade de difração de holograma de fase volumétrica (VPH).
- Oferece canais com ajuste independente para otimizar a detecção de sinais para cada fluoróforo individual. O modo de filtro de barreira variável oferece aquisição de imagem de quatro canais simultâneos com até dezesseis canais no modo sequencial.
- O modo de escaneamento lambda possibilita a separação espectral precisa de sinais fluorescentes sobrepostos e complexos.
Nossa nova solução FV3000 Red de infravermelho próximo (NIR) amplia ainda mais os recursos de detecção de comprimento de onda do microscópio FV3000 para a região de NIR em até 890 nm por meio de um conjunto de atualizações de NIR cuidadosamente projetadas:
- Lasers de 730 nm ou 785 nm e detectores de GaAs de 1 ou 2 canais sensíveis a NIR permitem até 6 canais para formação de imagens multiplexadas de violeta a NIR (400 nm a 890 nm).
- O TruFocus Red permite formação de imagens de lapso de tempo estáveis e distintas com NIR.
- As objetivas X Line oferecem o maior alcance de correção cromática, de 400 nm a 1000 nm, para precisão de cores excepcional durante a formação de imagens de fluorescência multicores
(a) mPFC de camundongo marcado com proteína ácida fibrilar glial (GFAP; marcador de astrócitos; amarelo), proteína quinase II dependente de calmodulina (CaMKII; marcador de neurônio piramidal; vermelho), precursor da proteína 1 induzida por anfoterina (AMIGO-1; marcador de membrana neuronal; ciano), parvalbumina (PV; marcador de neurônio inibitório; púrpura), anquirina-G (AnkG; marcador de segmento inicial do axônio; verde) e amarelo nuclear (marcador de núcleos; azul).
Dados da imagem cortesia de Stephanie Shiers, candidata a Ph.D. e Theodore J. Price, Ph.D., Price Lab, Eugene McDermott, Professor, Diretor, Centro de Estudos Avançados da Dor, Departamento de Neurobiologia, Escola de Ciências do Comportamento e do Cérebro, Universidade do Texas em Dallas.
(b) corte de cérebro de rato marcado com Hoechst (azul), anti-IBA1 (Alexa Fluor 488; verde), anti-MAP2 (Alexa Fluor 594, amarelo), anti-FOX3/NeuN (Alexa Fluor 647; vermelho) e anti-MBP (Alexa Fluor 750; ciano). As imagens foram adquiridas usando uma objetiva UPLXAPO10X com linhas de laser de 405 nm, 488 nm, 561 nm e 730 nm em detectores de GaAsP e GaAs. Projeção de intensidade máxima em Z com processamento de deconvolução TruSight.
Amostra cortesia da EnCor Biotechnology.
Formação de imagem de macro a micro e microscopia de super-resolução
O processo de trabalho de macro a micro do microscópio FV3000 oferece um percurso de aquisição de dados, possibilitando ver dados em contexto e localizar com facilidade as regiões de interesse para formação de imagem com maior resolução.
- Utilize uma objetiva de baixa ampliação, 1,25X ou 2X, para capturar rapidamente um mapa com amplo campo de visão (FOV) de espécimes inteiros
- Identifique regiões de interesse no mapa de superposição e passe para uma objetiva de maior ampliação para formação de imagem confocal de alta resolução com até 120 nm com a tecnologia Olympus Super Resolution (FV-OSR)
- Finalize sua aquisição e obtenha imagens de microscópio prontas para a publicação com o processamento de imagens TruSight
Escaneamento híbrido para formação de imagem de alta velocidade e maior produtividade
O escâner híbrido FV3000 oferece dois escâneres em um para recursos aprimorados de formação de imagem confocal.
- A unidade de escaneamento híbrido FV3000RS possui um escâner galvanômetro para escaneamento de alta precisão e um escâner ressonante, ideal para formação de imagem de alta velocidade de eventos fisiológicos vivos
- Capture imagens de taxa de vídeo com um amplo campo de visão usando o escâner ressonante, com velocidades de 30 quadros por segundo (fps) no FN 18 até 438 fps usando o escaneamento de recortes
- Use o escâner ressonante para observar fenômenos rápidos, como a batida de um coração, fluxo sanguíneo ou a dinâmica de íons de cálcio (Ca2+) dentro das células
- Alterne entre o escâner galvanômetro e o escâner ressonante com o clique de um botão
Formação de imagens precisas de lapso de tempo
Os experimentos de lapso de tempo requerem foco consistente e baixa fototoxicidade para a amostra.
- A unidade TruFocus da Olympus ajuda a manter o foco durante a formação de imagem de célula viva, mesmo com alterações na temperatura ou adições de reagentes
- O detector de alta sensibilidade do microscópio FV3000 requer significativamente menos potência de laser, ao passo que o escâner ressonante reduz o tempo de iluminação a laser, diminuindo a fototoxicidade para dados de formação de imagem confocal mais fisiologicamente precisos
Observação de tecido profundo com objetivas de silicone
O índice de refração do óleo de silicone é semelhante ao do tecido vivo, o que possibilita observações profundas de alta resolução dentro do tecido com aberração esférica mínima.
- A correspondência do índice de refração oferece um volume focal ideal, resultando na perfeita reconstrução de volume e possibilitando a formação de imagem confocal de alta resolução de organismos vivos grandes
- Longas distâncias de trabalho possibilitam a formação de imagens microscópicas detalhadas em profundidade
- Veja o desenvolvimento de dados em tempo real e observe com facilidade as estruturas com o software de reconstrução 3D
Formação de imagem de organoide automatizada
Da localização de objetos-alvo à captura de imagens 3D de alta resolução, o processo de trabalho para a formação de imagem de organoides pode ser altamente demorado, principalmente ao formar imagem de vários poços em uma microplaca. O módulo Macro-to-Micro para o sistema FV3000 é uma solução inteligente que automatiza o processo de trabalho de formação de imagem de organoide para aumentar drasticamente a eficiência da formação de imagem.
O microscópio FV3000 captura imagens em baixa ampliação e, em seguida, o módulo de software Macro-to-Micro pode localizar automaticamente os objetos de interesse no recipiente ou poço e capturá-los em alta ampliação. Este processo automatizado reduz drasticamente o tempo gasto na operação do microscópio.